segunda-feira, 10 de abril de 2017

Perigosas, de Sara Shepard - Sinopse & Opinião

Perigosas (Pretty Little Liars, #8)
Título: Perigosas
Título Original: Wanted
Série: Pretty Little Liars #8
Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2012
Número de Páginas: 272

A vida de Spencer, Aria, Hanna e Emily está prestes a virar de cabeça para baixo. Elas estavam certas: a polícia, a família DiLaurentis e a família de Spencer escondiam segredos aterrorizantes. Agora, a verdade vem à tona de uma só vez, acrescentando à equação já confusa dos mistérios de Rosewood uma personagem que transformará suas vidas, a escola e seus lares para sempre. Este será um novo e surpreendente capítulo na vida de cada uma delas: Hanna agora luta para reaver sua popularidade - não importa o preço. Spencer, pela primeira vez, deixará de pensar que ter uma irmã é um maldição. Já Emily parece ter miraculosamente encontrado o remédio impossível para seu coração partido. E Aria, ainda incerta sobre as recentes descobertas, ao menos acha que encontrou um garoto em quem pode confiar... mas nem mesmo isso ficará intacto. Todos os planos e as escolhas de nossas Belas Mentirosas serão influenciados por uma quinta pessoa. Mas, desta vez, não são as mensagens de A. Neste eletrizante fechamento de um ciclo, os segredos são revelados do início ao fim. E a antiga amizade das quatro com Alison DiLaurentis será posta à prova: será que as lembranças ternas do passado resistiriam a segredos tão assustadores? "Parece que me pegaram: os noticiários dizem que descobriram minhas fotografias e mensagens, e que estou atrás das grades. Essas Belas Mentirosas pensam que estão livres do meu poder. Mas ainda não desisti de acabar com elas. - A".

***************

Cheia de expectativas, parti para a leitura do oitavo volume. Movida pela curiosidade e necessidade de respostas de Impiedosas, esperava sinceramente que este livro salvasse a leitura um bocado desastrosa do último.

O livro prometeu, e cumpriu! Oito livros depois, aqui está o desfecho brutal de uma série que me começava a cansar. Apesar de ter continuação, este é o fim da minha aventura com as Pretty Little Liars. Perigosas é absolutamente delicioso, cheio de suspense e reviravoltas que vos vão fazer ler tudo de uma só vez.

Comecei a leitura com um mega spoiler acidental. Pensei eu que já era uma leitura condenada, sem emoção... mas Sara Shepard revela esse spoiler logo no início, o que só apimenta as restantes páginas, pois a partir daí vamos duvidar de tudo o que mexe, sempre com a sensação de que algo não está bem... e aquelas páginas finais são de arrepiar.
Agora que o mistério de Alison é revelado, as Liars podem continuar as suas vidas calmamente, com uma nova personagem que entra de repente e muda tudo. E, quando pensamos que fica por aí... mais revelações aguardam os leitores incautos. É difícil falar deste livro sem entrar em pormenores que estraguem as várias reviravoltas, mas acreditem que é um final perfeito para a série.

No entanto, tenho de confessar que, se eu não fosse tão fã da série de televisão, provavelmente estes livros não me diriam tanto. Todos os dramas e coisinhas e desgraças e comportamentos esquisitos seriam mal vistos na minha óptica de leitora, mas o que posso dizer? Chamem-lhe guilty pleasure, se quiserem. Mas, chegado o fim... penso que esta história resultaria muito melhor num livro, num único volume. Não era preciso tantas reviravoltas e tantos dramas adolescentes - a premissa de tudo, juntamente com o desfecho, fariam um único livro fantástico.

Algumas perguntas ainda ficaram por responder, mas o tema central da série, o mistério de Ali, é finalmente resolvido e isso chega-me. Apesar das pontas soltas que ficaram, a juntar às inexplicadas habilidades psíquicas das Liars (os sonhos e visões esquisitos que foram aparecendo ao longo dos sete volumes), sinto-me satisfeita com este final. Para quê que quero saber o que aconteceu à ex-namorada do Wilden? Sei o que aconteceu com Ali. E isso chega-me. Os próximos volumes parecem-me cheios de reviravoltas sem sentido... portanto eu fico-me por aqui. Foi uma viagem interessante, nem sempre feliz, mas chego ao fim e sinto-me realizada. Sinto-me feliz por ter passado tantos meses com as Liars. Agora, resta-me esperar pelo dia 18 de Abril, que é quando começa a última temporada das Pretty Little Liars, que ficará para sempre como uma das melhores séries que já vi - e que ultrapassa, largamente, a série de livros.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)